Pelo não domínio da LIBRAS muitos surdos, quando estão em uma situação (eventos acadêmicos, políticos, jurídicos etc.) que exigiria intérpretes de LIBRAS para melhor compreensão, não conseguem entender nem a língua portuguesa nem a LIBRAS, ficando marginalizados, sem poder ter uma participação efetiva. E o contrário dessa situação como seria?

RESPOSTA CORRETA: a)Havendo a valorização desta língua nas escolas, tanto professores como alunos a utilizarem em todas as circunstâncias, poderá haver uma participação efetiva de surdos adultos e dos alunos. (RESPOSTA VERIFICADA)

b)Não havendo a valorização dessa língua nas escolas, tanto professores como alunos utilizam somente em algumas circusntâncias, poderá não haver uma participação coletiva de surdos adultos e dos alunos ouvintes.

c)Utilizarem a LIBRAS somente em contextos sociais e algumas circusntâncias, havendo uma participação reduzida de surdos adultos e dos alunos.

d)Alunos e professores surdos selecionando assuntos pertinentes aos seus interesses, havendo uma participação coletiva entre ouvintes e surdos.

e)Deixando surdos e ouvintes comunicarem sem qualquer inteferência nessa mediação, sem compreensão ou significado da mensagem.

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