Pode-se dizer que a discussão sobre a qualidade de ensino envolve a compreensão do contexto sociopolítico e econômico das políticas educacionais e dos interesses que envolvem sua implantação e a análise da atual organização, estrutura e funcionamento do ensino. Para analisar essa questão, é preciso conhecer as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 referentes à organização, à estrutura e ao funcionamento do ensino, e as alterações ocorridas neste texto legal ao longo do tempo. Neste sentido, observemos tal lei abaixo. Após isso, responda a alternativa correta.
Brasília, 6 de agosto de 2009; 188o da Independência e 121o da República.
a)Essa alteração não mostra o caráter dinâmico das leis, que se modificam em decorrência das transformações da sociedade e das complexas relações que se estabelecem entre os diversos grupos sociais.
RESPOSTA CORRETA: b) Essa alteração legal mostra o caráter dinâmico das leis, que se modificam em decorrência das transformações da sociedade e das complexas relações que se estabelecem entre os diversos grupos sociais, podendo ter um caráter conservador ou inovador, dependendo dos interesses que envolvem a sua aprovação. Daí a importância do educador, compreender e analisar o contexto sociopolítico e econômico da promulgação dessas leis e, principalmente, o impacto delas no cotidiano escolar. (RESPOSTA CORRETA).
c)Essa lei foi caráter conservador, mas que logo voltou a ser revista e retornando a ser como era antes.
d)Não existe um processo de alteração legal.
e)Tanto essa, como demais leis, não tendem a dar nenhuma importância ao presente, ou, futuro educador, para compreender e analisar o contexto sociopolítico e econômico da promulgação dessas leis e, principalmente, o impacto delas no cotidiano escola, já que isso não acontece.
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