O diagrama de classes pode representar os diferentes tipos de relacionamentos entre classes. Sobre o relacionamento de agregação podemos dizer que:

RESPOSTA CORRETA: a) É um tipo de relacionamento no qual duas classes estão inseridas em um contexto "todo-parte", entre pares (um objeto não é mais importante que o outro). As classes deste tipo de relacionamento podem viver de forma independente (RESPOSTA VERIFICADA).

b) É a ligação entre classes. A partir da qual são conectadas duas classes, e é possível navegar do objeto de uma classe até o objeto de outra classe. As classes deste tipo de relacionamento não podem viver de forma independente. 

c) É um tipo de relacionamento que ocorre quando duas classes só têm sentido no momento em que estiverem associadas. Isso implica que, se uma instância da classe deixar de existir, todas as outras associadas "deixarão" de existir também. 

d) É um tipo de relacionamento bem interessante, pois ela ocorre quando a outra classe associada é a própria classe. 

e) É um tipo de relacionamento no qual duas classes estão inseridas em um contexto "é um", e é possível navegar do objeto de uma classe até o objeto de outra classe. As classes deste tipo de relacionamento não podem viver de forma independente.

RESOLUÇÃO: Como pode ser encontrado no livro Análise e Projeto de Sistemas, da Claretiano: A agregação é um tipo de relacionamento no qual duas classes estão inseridas em um contexto "todo-parte", entre pares (um objeto não é mais importante que o outro). É um relacionamento em que um objeto contém o outro. As classes deste tipo de relacionamento podem viver de forma independente, de forma que os objetos da parte constituinte ou da agregada sejam independentes com relação à vida, porém ambas pertencem a um único todo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O desenvolvimento de competências nada mais é do que um caminhar realizado pela organização e pelos indivíduos. Existem recursos em que devemos trabalhar para desenvolver ou construir uma competência: conhecimento, habilidade, atitude e articulação. Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que corresponde a ele. "É o recurso mais difícil de desenvolver-se. Depende muito da motivação, assim, é fundamental buscar sistemas de incentivos para os colaboradores."

O desenvolvimento de competências é um processo que transcende a oferta de treinamentos, sendo um caminho muito dependente da experiência e da aprendizagem organizacional. Existem recursos em que devemos trabalhar para desenvolver ou construir uma competência: conhecimento, habilidade, atitude e articulação. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta fatores para desenvolver o recurso de habilidade