A Revista Salto para o Futuro apresenta uma visão importante sobre material didático e acrescenta que um material di­dático deve desempenhar, no exercício de suas funções, determinados papéis. Assinale a alternativa que não contempla as funções de um material didático:

 a)Favorecer uma interlocução pedagógica eficaz entre os sujei­tos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

b)Propiciar e orientar uma interação adequada entre o professor e o aluno, em torno do objeto a ser assimilado.

c)Colaborar significativamente para que os sujeitos envolvidos atin­jam os objetivos estabelecidos para a situação em questão.

d)Promover uma aproximação adequada dos sujeitos e, em espe­cial, do aprendiz em relação ao objeto.

e)Possibilitar o aprendizado do aluno independentemente de atingir os objetivos propostos (RESPOSTA CORRETA). 

Explicação: Conforme podemos conferir no livro Produção de Materiais Instrucionais, de 2013, a revista Salto para o futuro (2005) supostamente "apresenta uma visão importante sobre material didático. Segundo ela, um material didático, qualquer que ele seja, deve desempenhar, no exercício de suas funções, determinados papéis: Claretiano - Centro Universitário © U1 - Aprendizagem e Conhecimento 41 • Propiciar e orientar uma interação adequada entre o professor e o aluno, em torno do objeto a ser assimilado (a compreensão de um texto, um conceito, um tipo de raciocínio, um modo de fazer). • Independentemente do grau de especialização, a primeira função de um material, para que possamos qualificá-lo como didático, é de favorecer uma interlocução pedagógica eficaz entre os sujeitos envolvidos no processo, de forma que a apresentação, o reconhecimento e a assimilação do objeto possam se dar por meio do diálogo, exatamente como no exemplo da construção coletiva da noção de referente possível para uma determinada palavra. • Promover uma aproximação adequada dos sujeitos, e em especial do aprendiz, em relação ao objeto. • Também independentemente de seu grau de especialização, um material didático adequado é aquele que permite aos sujeitos uma representação ao mesmo tempo possível para o nível e o momento do processo de ensino/aprendizagem e aceitável para os saberes de referência socialmente legitimados. A essa operação, às vezes bastante delicada, se convencionou chamar de transposição didática. De sua qualidade depende a correção conceitual do instrumento. • Colaborar significativamente para que os sujeitos envolvidos atinjam os objetivos estabelecidos para a situação em questão (RANGEL, 2005)".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog