Combate de gladiadores “Vinte pares de gladiadores pertencentes a Décimus Lucretius Valens [...] e dez pares de gladiadores pertencentes a Décimus Lucretius Valens Filho combaterão em Pompéia nos dias seis, cinco, quatro, três e na véspera dos idos de abril. Havará uma caça conforme as regras, e toldos.”
In: CARDOSO, Ciro Flamarion. Trabalho compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 135.
Idos: no antigo calendário romano, podia ser, dependendo do mês, o dia 13 ou o 15. No mês de abril era o dia 13.
9- Qual a notícia contida nessa mensagem?
R: Era uma propagação da informação de que haveria um confronto de Gladiadores em mais um espetáculo de Pão e Circo promovido pelo Império Romano. Essa "notícia" parecia ter objetivo de chamar o maior número de pessoas para esse evento.
10- Explique o que revela a palavra sublinhada em relação à posição social dos gladiadores.
R: A palavra sublinhada diz respeito ao fato de que os gladiadores, aqueles que lutavam nos espetáculos (muitas vezes parte do pão e circo feito pelo Império Romano) de morte encenados para o público, eram escravos.
11- Os gladiadores também lutavam em espetáculos públicos organizados pelos governantes romanos, ofertados principalmente para a população desempregada e desocupada de Roma. Como se chamava essa política do estado romano?
R: Essa política se chamava pão e circo, e consistia basicamente no Império Romano fazendo um espetáculo para a população mais pobre e vulnerável, como um instrumento para aliená-los quanto à busa por maiores direitos sociais, bem como esse momento era aproveitado por políticos para expandir leis que prejudicavam a população.
Comentários
Postar um comentário