“A liberdade é uma característica central da existência: supõe que a pessoa, ainda que ligada ao mundo pelo corpo, não está con­dicionada, como o animal, pelos impulsos. Não depende exclusi­vamente das pulsões, do patrimônio genético, do meio social, das características históricas. Em outras palavras, não está determina­da pelas forças da natureza.” (DANIEL, E.; SCOPINHO, S. C. D. Antropologia, Ética e Cultura. Batatais: Claretiano, 2013, p. 161).A liberdade e o seu exercício, conforme esclarece o excerto acima, são fundamentais para a pessoa. Sobre a liberdade, é correto afirmar:

a)Só deve ser permitida àqueles que souberem usá-la devidamente. Aos demais é necessário promover estratégias de cerceamento, encarceramento e exclusão. É necessário fazer um controle rígido para definir aquilo que deve permanecer e o que deve ser extinto da vida em sociedade. Obediência é fundamental.


b)A liberdade da vontade é uma disposição social e só se concretiza na medida em que instituições e valores elevados o permitirem. É uma característica aprendida e como tal deve partir do esforço e merecimento de cada um.


c)A liberdade da vontade é a possibilidade de construir-se de que o homem dispõe; é uma propriedade específica, pertence ao próprio ser. Não é uma característica adquirida, social; é constitutiva do ser homem; nunca é uma imposição, é por si mesma; o homem é livre porque não pode ser de outra forma ou não seria um ser humano. (Alternativa Correta)


d)Cada ser humano é definido pela sua condição de nascimento devido à sua classe social, às suas características genéticas e condições experimentadas ao longo de sua vida. Desse modo, é possível dizer que uns são melhores que os outros e ninguém é igual a ninguém.


e)Apesar das compulsões condicionarem a pessoa, não apenas esses condicionamentos devem ser considerados. Desse modo, a liberdade é desenvolvida quando se leva em conta outros mecanismos de coação que interferem na vida da pessoa, superando a condição natural de submissão e violência gerada pelas paixões e instintos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog